Autor: Miguel A. B. Martinez
Obs. Os números de óbitos acumulados constantes dos gráficos correspondem à média móvel de sete dias, onde o dia considerado está no meio desses sete dias. São utilizados os valores de óbitos notificados até 23/06. As projeções são feitas de modo simples, utilizando o período e regressões que forneçam resultados mais coerentes, o que vai sendo verificado com o passar do tempo e com a experiência que vai sendo acumulada.
ESTADO DE SÃO PAULO
Foram considerados, para fazer as projeções para as semanas futuras, vários períodos passados, escolhendo-se aqueles que apresentavam uma maior coerência entre si, mostrados a seguir.
1) Projeção realizada a partir de um período de três semanas (31/05 a 20/06)
Neste caso, utiliza-se uma regressão do 2º. Grau.
2)Projeção realizada a partir de um período de duas semanas (07/06 a 20/06).
Neste caso também se utiliza uma regressão do 2º. Grau.
3)Projeção realizada a partir de todo o período (19/03 a 20/06).
Neste caso novamente se utiliza uma regressão do 2º. Grau.
4) Os três períodos forneceram resultados coerentes entre si. As projeções da média móvel de sete dias, como definido na obs. 1 no início do texto, estão mostradas na tabela abaixo.
Tabela 1: Média móvel dos óbitos projetados
O período de 2 semanas está levando a uma projeção com maior número de óbitos, pois já considera a tendência recente de acréscimo de taxa de óbitos diários. Estima-se que a média móvel dos óbitos reais a serem notificados estejam próximos aos valores médios da tabela 1. Ver as conclusões do item 3.