Grafismo Grafismo

ANÁLISE QUALITATIVA DO COMPORTAMENTO DOS CASOS E ÓBITOS POR COVID-19 NOTIFICADOS DIARIAMENTE NO PIAUÍ

09.07.2020

Por: Mell

Autor: Miguel A. Buelta M. (@Martine44528723)

Nos gráficos que seguem os números de casos e óbitos acumulados, diários ou totais, correspondem à média móvel de sete dias, onde o dia considerado está no meio desses sete dias.  Temos:

-Curva azul: óbitos por COVID-19 notificados pelo Ministério da saúde. 

-Curva cinza: casos de COVID-19 notificados pelo Ministério da saúde. Nos gráficos, numericamente apresentam-se o número de casos/10.

Período 08/04 a 04/07

Obs. 1) Considera-se o início no dia 08/04, quando há um total de 5 óbitos totais notificados

         2) Não está ocorrendo ainda a estabilização da média móvel semanal dos óbitos ou casos diários notificados. O Piauí ainda está na fase ascendente. Não se pode cogitar de qualquer flexibilização do isolamento social.

Período 08/04 a 04/07

Obs. 1) É consenso que o óbito ocorre em média de 8 a 12 dias após o início dos sintomas (Imperial College London). Tem-se notado também, em outros estados, um o atraso equivalente a esses dias na notificação de casos. Por outro lado, existe um consenso que sobre uma taxa de 1,38% entre o número de óbitos e o número de casos (Imperial College London). Essa taxa não está sendo respeitada, possivelmente pelo pouco número de testes realizados. Considerando esses aspectos, e utilizando os números obtidos, o número de casos reais totais no Piauí seria da ordem de 3,4 vezes o número de casos totais notificados (Ex: em 07/07/2020 teríamos    93,5 mi casos, contra os 25,5 mil notificados).

 Conclusão

Não se pode cogitar de qualquer flexibilização do isolamento social no Piaui. A média móvel semanal dos óbitos ou casos diários notificados está em ascendência. 

As conclusões desta análise, incluindo a de que o número de casos reais totais no Piauí seria da ordem de 3,4 vezes o número de casos totais notificados, pressupõe que o número de óbitos por COVID-19 notificados esteja correto. Essa hipótese já é assunto para um próximo estudo, onde a questão do número de óbitos por SRAG deve ser incluída. 

Grafismo Grafismo

Compartilhe nas suas redes!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts
relacionados

Testes, jantares e baladas

Evitar flúor, suplementar com magnésio e água a

Entenda porque a reabertura de pré-escolas e crec

Grafismo
Grafismo Grafismo