Bruna Frizzo Rabelo (@bruh_rabelo)* para @analise_covid19
A hemoglobina é uma proteína encontrada dentro das células do sangue, chamadas eritrócitos (glóbulos vermelhos). Ela é quem dá a cor vermelha típica do sangue de boa parte dos animais que conhecemos
Ela também está relacionada, principalmente, com o transporte de oxigênio pelo nosso corpo, ou seja, ela faz o transporte do oxigênio dos pulmões às células do corpo e também traz o dióxido de carbono (produto da atividade das células) para os pulmões, onde será expelido.
Esse artigo (Liu & Li, 2020) considera que o corona vírus ataca às hemoglobinas, modificando sua estrutura. Esse ataque levará a menor hemoglobina para o transporte de oxigênio e dióxido de carbono. Essa falta de hemoglobina capaz de carregar oxigênio é um grande problema, explicando o quadro de hipóxia (falta de oxigênio nos tecidos) de evolução rápida vista nos pacientes com COVID-19. Além disso, a incapacidade de trocar dióxido de carbono e oxigênio com freqüência, leva a uma inflamação extremamente intensa das células dos pulmões, resultando nas imagens de “vidro fosco” nos pulmões dos pacientes.
A hemoglobina é importante também pois transporta o açúcar pelo sangue (glicose). Por isso pessoas com comorbidades, principalmente diabetes, podem ser acometidas mais severamente, uma vez que se tem poucas hemoglobinas circulando, haverá além de um menor transporte de oxigênio, um menor transporte de glicose. Em pessoas sem comorbidades a carga viral inicial vai determinar a gravidade do quadro pois quanto maior a carga viral mais hemoglobinas comprometidas. Ou seja, esse artigo (Liu & Li, 2020) indica que a COVID-19 é uma doença hematológica com complicações pulmonares.
Texto produzido por Bruna Frizzo Rabelo (@bruh_rabelo)* para @analise_covid19
*Bacharela em Biomedicina (com ênfase em análises clínicas), Mestranda em Neurociências – UFRGS
Fontes:
Liu, W., & Li, H. (2020). COVID-19: Attacks the 1-Beta Chain of Hemoglobin and Captures the Porphyrin to Inhibit Human Heme Metabolism. 1. https://doi.org/10.26434/chemrxiv.11938173.v6
Imagem realizada utilizando o aplicativo BioRender