Oi, pessoal!
Aproveitando que é segunda-feira, acredito que vale a pena darmos uma passada pelos dados de covid-19 para vermos como a terceira onda de covid-19 de 2022 está se portando no Brasil.
Por que eu falei “aproveitando que é segunda-feira”?
Pois temos os dados atualizados até dia 18/11 (sexta-feira), ou seja, não há o represamento do final de semana (que provavelmente entrará amanhã, na terça-feira).
E a gente vê a onda claramente, mesmo assim:
Lembrando, sempre: a testagem caiu muito em quantidade quando comparado com as ondas de 2021, então este número de aproximadamente 30.000 novos casos notificados/dia (que já é enorme) tende a estar menor do que a realidade.
A onda já fica bem explícita independentemente de qual região vemos, o que mostra que está espalhada em todo o país. Vejam aqui a região Centro-Oeste:
Na região Nordeste o aumento de casos notificados por dia é realmente super forte e abrupto. Percebam que já estamos começando a ver aumento de óbitos também, o que indica que a onda realmente já está acontecendo há mais tempo:
Mesma coisa na região Norte. Como o dado é de sexta-feira, é mais difícil que seja represamento, MAS essa possibilidade não está descartada, é bom lembrar.
A região Sul foi a última a demonstrar o aumento de casos, mas agora já aparece claramente nos dados:
Na região Sudeste também vemos o aumento super claramente:
Por que deixei a região Sudeste por último? Pois também temos os dados de hospitalizações do estado de SP, e vejam só como o aumento também aparece claramente nestes dados.
Aqui temos os internados com confirmação de covid-19 em UTI no estado inteiro de SP:
Este aumento de hospitalizações começou pela Grande SP, mas agora está aparecendo em outros departamentos regionais de saúde.
Ah, para interpretar este gráfico: a parte colorida são os leitos TOTAIS e a linha são os leitos OCUPADOS:
Vemos o aumento mais claramente nos DRS 04 (Baixada Santista), 07 (Campinas), 12 (Registro), 13 (Ribeirão Preto) e 17 (Taubaté).
Aqui os DRS de 01 a 04:
Aqui os DRS de 05 a 08 (DRS quer dizer Departamento Regional de Saúde):
Aqui os DRS de 09 a 12:
E aqui os DRS de 13 a 17.
Lembrando que todos estes gráficos mostram a relação entre leitos totais de UTI e leitos de UTI ocupados por pacientes com covid-19 confirmada.
Uma coisa que me preocupa bastante nesta onda é que a vacinação do país como um todo não está no nível que deveria, pois há muita desigualdade.
Vejam a cobertura para duas e três doses por estado do Brasil, com dados até 20/11/2022:
Além desta desigualdade, temos a estagnação da cobertura vacinal.
Os números praticamente pararam em aproximadamente 55% de cobertura de reforço no país já há mais de 70 dias!
Isso significa que ainda temos pessoas que não estão com a proteção máxima que poderiam estar dadas as vacinas disponíveis, e com a onda forte, podemos ver esses aumentos de internações de SP em outros estados também, o que não é nada bom, independente da quantidade.
Por isso, reforço meu pedido de sempre: cuidem-se!
Informem-se sobre a onda! Informem seus conhecidos.
É necessário voltar a utilizar máscaras PFF2 em ambientes fechados (e até em ambientes abertos se tiver muita gente “grudada”!).
E, por favor, VACINEM-SE!
Para acessar os paineis utilizados neste fio:
http://bit.ly/Rede_CasosObitosTaxa
http://bit.ly/Rede_Vacinas
http://bit.ly/HospitaisRSSP
Temos versões em inglês de alguns desses paineis também, basta apertar no botão no canto superior esquerdo!
Originally tweeted by Isaac Schrarstzhaupt (@schrarstzhaupt) on 21 de November de 2022.